Quinta, 19 de Maio de 2022
22°

Alguma nebulosidade

Manaus - AM

Educação Amazonas

‘Trouxe oportunidade, dignidade e experiência’, diz empreendedor formado pelo Cetam em Benjamin Constant

07/05/2022 às 10h11
Por: Rosangela França Fonte: Secom Amazonas
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Amazonas
Foto: Reprodução/Secom Amazonas

Nova unidade impulsiona realização de sonhos no Alto Solimões

Uma vida profissional trilhada pelos caminhos do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Essa é a trajetória do empreendedor Gracimael Barroso, 35. Filho do município de Benjamin Constant (a 1.121 quilômetros de Manaus), ele é um dos cidadãos que abraçaram a oportunidade de adquirir qualificação profissional por meio do Cetam, passando de aluno a professor da instituição e se tornando um dos empresários mais bem-sucedidos da cidade.

Gracimael concluiu três cursos profissionalizantes entre 2007 e 2017, antes mesmo de o Cetam ter o prédio próprio inaugurado no município. A unidade – a primeira do Alto Solimões, foi entregue pelo governador Wilson Lima no dia 20 de abril, depois de nove anos do início das obras. Com investimento de R$ 2,4 milhões, a escola tem capacidade para ofertar 1.280 vagas por ano.

Antes da sede própria, realidade sonhada por muitos ex-alunos da instituição, os cursos do Cetam eram realizados em salas cedidas por escolas municipais e estaduais. Foi assim que Gracimael concluiu os cursos de Técnico em Informática (2007); Técnico em Manutenção e Suporte em Informática (2014); e Técnico em Rede de Computadores (2017).

“Uma oportunidade incrível que o Cetam proporcionou à nossa cidade, aos nossos cidadãos, porque antes, para você fazer um curso como esse, você teria que ir até a capital, se deslocar da cidade com toda a despesa, que era inviável para muita gente”, observou o empreendedor.

De aluno a professor e empresário– Gracimael, que logo após obter a primeira qualificação foi convidado a ministrar aulas para turmas iniciantes do Cetam, fez a sede de conhecimento se transformar em fonte de renda para o sustento da família e se tornou empresário na área de tecnologia da informação.

“O Cetam trouxe oportunidade, dignidade, experiência e nos proporcionou uma gama de serviços que hoje a gente explora na cidade. Consigo empregar, hoje, 14 pessoas; muitas já estudaram no Cetam, os que ainda não estudaram, a empresa incentiva a fazer cursos. A gente atende aqui não só o município de Benjamin Constant, mas também Tabatinga, Atalaia do Norte, empresas públicas e privadas”, pontuou.

Ele ressalta, ainda, que a oportunidade de estudar em uma estrutura adequada vai potencializar a formação de outros profissionais de sucesso em toda a região.

“A entrega do prédio do Cetam é um sonho que eu sonhei estudar, na época não tive oportunidade. Agora com certeza pretendo fazer outro curso, aproveitar o espaço. É a realização de um sonho, melhoria de qualidade para os alunos que vão ter um prédio adequado, o mobiliário de acordo com a necessidade de cada curso, isso vai trazer mais qualidade, mais eficiência, um ensino de mais aperfeiçoamento para todos os usuários do Cetam”, concluiu Gracimael.

Estrutura –A nova escola tem uma área construída de 1.425,53 metros quadrados e faz parte do planejamento estratégico do Governo do Estado para a ampliação da oferta de cursos de capacitação profissional no interior. As obras foram executadas pela Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra).

Entre os diferenciais da unidade de Benjamin Constant está a sala multiuso, um espaço de compartilhamento com mais de uma atividade, em horários diferenciados ou concomitantes, a depender se os cursos forem correlatos.

“É um momento muito gratificante, de celebrar, um momento em que nós estamos muito felizes, pois essa unidade vai trazer muito mais oportunidade do que o Cetam já vem proporcionando. É uma vitória muito grande, um sentimento de gratidão”, celebrou Kedla dos Santos, 33, gerente do Cetam de Benjamin Constant, também capacitada profissionalmente pela escola.

Além da sala multiuso, a unidade conta com outras cinco salas de aula, um laboratório de informática, uma biblioteca e espaço administrativo com recepção, administração e sala dos professores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias